terça-feira

DE SANTIAGO AO ATACAMA

MAIS FOTOS DO VALE NEVADO, atendendo aos pedidos de alguns amigos:












































Dia 18.outubro.2009, domingo
CONHECENDO VALPARAÍZO E VIÑA DEL MAR

Aproveitamos nosso último dia em Santiago para fazer um passeio obrigatório: conhecer Valparaízo e Viña del Mar, cidades litorâneas ao Oceano Pacífico. Deixamos as motos na garagem do hotel Temporent e pegamos o metrô até a estação Universidad de Santiago. Nesta estação funciona também um terminal de ônibus, de onde partem veículos a cada 15 minutos para estas duas cidades. Tudo muito rápido. Em menos de 2 horas já estávamos em nosso destino.
Pensávamos em fazer um passeio independente, mas percebemos que era impossível conhecer essas duas localidades sem apoio de um guia. Resolvemos entrar num tour que estava saindo praticamente no mesmo momento da nossa chegada.
Em resumo: fizemos o tradicional passeio por parques, praias, museus e monumentos; visitamos a casa onde Pablo Neruda viveu com uma de suas 3 esposas; almoçamos em restaurante panorâmico e, às 18 horas, retornamos para Santiago, da mesma forma que viemos: ônibus e metrô.
Esta será a última noite de Rosane ao nosso lado. Amanhã ela retornará ao Brasil de avião. Uma pena! Perderemos a companheira alegre, sempre animada, dona de uma energia e de uma garra imensurável. - Rosane, você é uma pessoa rara, muitíssimo especial e muitíssimo belíssima (como diz nosso queridíssimo amigo Viriato). Não é qualquer pessoa que encara 3 mil km na garupa de uma moto, enfrentando neve, chuvas, ventanias e temperaturas abaixo de zero. Espero que a riqueza da experiência de ter conhecido este pedaço da nossa América seja guardada em seu coração como mais uma realização vitoriosa em sua vida. Você é demais!!!! Te amo mucho!














(foto no Moai trazido da Ilha de Páscoa)













(com os amigos: Marisol, Michael e Aidil )















(vista Panorâmica de Valparaizo)

Dia 19.outubro.2009, segunda-feira
DE SANTIAGO A CHAÑARAL – 988 km rodados, entre 7:38 h e 20:20 h. 12:42 h de pilotagem. Quilometragem total até aqui: 5849 km (Paulo) e 3848 (Flávio), sendo 358 km no Uruguai, 1802 km na Argentina e 1163 km no Chile.

a) Tomamos nosso café da manhã com a Rosane, no próprio hotel, demos nossos abraços e beijos de despedida e retomamos nossa viagem. A partir de agora, apenas eu e Paulo. Uma viagem, literalmente, de macho (pero non mucho).
b) Pegamos a Carretera Panamericana (Ruta 5), sentido norte, ainda dentro de Santiago. Vamos subir o Chile, de comprido, por cerca de 1800 km. Não foi complicada a saída da capital chilena, mas muito lenta, porque pegamos o horário de rush com volume intenso de automóveis circulando dentro da cidade.
c) Transitamos o dia de hoje através de um cenário esplendoroso: ora margeando o Oceano Pacífico; ora cortando as montanhas da Cordilheira do Mar. O litoral chileno é uma coisa de louco! De pirar el cabezón! Pena que Rosane não estava ao nosso lado para apreciar o oceano de coloração extremamente azul, circundado por enormes falésias e rochedos que mergulham no mar. Vez por outra, extensas praias de águas raivosas surgem para trazer mais beleza ao cenário pistoresco.
d) Nossa média foi bastante prejudicada por 2 gargalos não esperados. A rodovia passa dentro das cidades de La Serena e Copiapó e, em ambas, enfrentamos longo engarrafamento de caminhões.
e) Adentramos a Região do Atacama por volta das 16 horas. O cenário muda radicalmente. Parece que entramos em outro planeta, tamanha a rapidez da mudança na geografia e na arquitetura da região. No Atacama não se observa a pompa de Santiago e dos balneários chilenos. Trata-se de uma localidade aparentemente esquecida pelos governos, com muitas casas construídas em madeirite ou em tijolos de barro; e que ainda abriga comunidades primitivas de índios, de pastores de lhama, de artesãos e salitreiros. O lugar, contudo, é lindo! Guarda belezas inexplicáveis em seu abandono, sua aridez e rusticidade. O altiplano tacamenho, constituído de cascalho e areia, possui colorações variadas a cada quilometro. Uma região intocada, exceto pelos ventos e pelo sol.
f) Chegamos em Chañaral, no litoral Pacífico, depois de pilotar horas sob frio intenso. A região desértica apresenta variações térmicas muito acentuadas. Ao entardecer, a temperatura estava abaixo dos 12 graus e foi caindo rapidamente à medida que escurecia. Hospedamo-nos em uma pousada modesta logo na entrada da cidade. Jantamos delicioso pescado local (Congrio a la Pobre), tomamos uma garrafa de vinho Pinot e fomos dormir cedo.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Dia 20.outubro.2009, terça-feira
DE CHAÑARAL A SAN PEDRO DE ATACAMA – 713 km rodados, entre 7:50 h e 16:30 h. 8:40 h de pilotagem. Quilometragem total até aqui: 6562 km (Paulo) e 4561 (Flávio), sendo 358 km no Uruguai, 1802 km na Argentina e 1876 km no Chile.

Chegamos em San Pedro de Atacama, o local mais seco do planeta. A umidade do ar por aqui fica em torno de 11% durante quase todo o ano. Pelo caminho, paramos novamente no monumento La Mano del Desierto, nas proximidades de Antofagasta. Este local foi o ponto final da nossa viagem de 2007. De lá para cá já conhecemos quase tudo. Rever as cidades e vilas foi como encontrar amigos que não víamos há muito. Cada localidade desperta uma lembrança interessante: os pelicanos de Antofagasta; a chave do baú da moto que quebrou e nos obrigou a perambular atrás de um chaveiro por Sierra Gorda e Baquedano; o posto de gasolina em Calama que nos negou o uso do banheiro; os gêiseres, as lagunas, os flamingos e outras particularidades do Atacama surgiram vivas em nossa memória.
A chegada a San Pedro é linda! Um mergulho de vários quilômetros por dentro da Cordilheira do Sal até às portas da cidade. Tentei tirar fotos enquanto pilotava, mas não ficaram muito boas. Sem a Rosane na garupa, a viagem ficou mais pobre no que concerne aos registros fotográfico e videográfico.
Ficamos no mesmo hotel daquela viagem, jantamos no mesmo restaurante barato que encontramos na rua Toconao e contratamos um passeio para amanhã aos Vales de la Luna e de la Muerte com a mesma agência de turismo (Pachamama).
O vulcão Licancabur é visto de qualquer lugar e é uma marca registrada de San Pedro, uma cidadela no centro do Deserto, com apenas 1938 habitantes regulares e milhares de turistas de todos os cantos do mundo.














16 comentários:

  1. Caro Amigo Flávio,
    Sinto-me participando dessa expedição.... Muito sucesso a você e ao seu amigo Paulo. Recebam bênçãos dos céus.

    ResponderExcluir
  2. Caro Flavio,muito legal mesmo, mas é como você disse: viagem assim só para macho.
    Tenha um ótimo retorno, porque de uma viagem o mais importante é a volta.
    Um grande abraço.
    Luiz - Ministério da Integração

    ResponderExcluir
  3. Valeu Flávio & Paulo,

    Registre tudo: hotel, restaurante, abastecimento, etc. Isso irá pavimentar o caminho de vários outros companheiros motociclistas. Inclusive o meu futuro caminho.

    abs

    Evanio Machado

    ResponderExcluir
  4. José Roberto, disse...

    Flávio, de parecido só temos o sobrenome (faria), porque não tenho essa coragem sua. Fico com inveja, no bom sentido. Boa viagem de retorno. Que Deus os acompanhe.

    José Roberto de Faria

    ResponderExcluir
  5. NOSSA, UAUUUUUUUU, QUE LINDOO!! rs
    Rapaiz, ceis não sabe como eu me arrepio aqui vendo e lendo o blog, putz!
    Em saber que vou viver isso ano que vem... aném! rs Se Deus quiser!

    Parabéns!

    Presidente
    Motrópolis Moto Clube

    ResponderExcluir
  6. Flávio,

    Que viagem maravilhosa, que fotos fantásticas. Não conheço sua esposa Rosane, mas pelas fotos de fato você nunca exagerou, é uma bela companheira feliz e cheia de vida...Parabéns aos viajantes, pela garra e força.

    Abs

    Josiane

    ResponderExcluir
  7. Dear Flavio,

    I am talking from Helsinki/Finland and even from here I do not miss your update news !! I have been here since last monday and this friday I am coming back. Take care and have a nice trip ! Best wiches, Mario Neves

    ResponderExcluir
  8. Flavio, que vidão em meu.
    Espero em breve poder estar atualizando um blog com uma bela viagem, como a sua.
    Que Deus e Nossa Senhora lhe acompanhe.
    Obs.: Belas fotos, estou no aguardo de mais.
    Abraços
    Souto
    I.E.C.O
    (Irmandade Estradeira Centro Oeste)

    ResponderExcluir
  9. Flávio e Paulo! estamos com vocês. Flávio, referir-se aos amigos que não se vê há muito tempo me trouxe recordações. Sabe como músico é sensível. hehehe! A amizade é algo Divino, imagino como você e o Paulo compartilham momentos especiais...isso é eterno. Lembro da minha infância na 111 e da amizade que eu e o Emílio tínhamos, mesmo longe há tempo sei que ao encontrarmo-nos novamente será marcante. Aqui, podemos pedir ao nosso Deus que continue guardando essa viagem. Agora imagino que estejam curtindo o passeio ao Vale de la Luna. A propósito,( pero no demasiado macho se refiere a las patas mullidas). Grande abraço irmãos!

    ResponderExcluir
  10. Excelente relato e fotos, parabéns pela trip
    romeu

    ResponderExcluir
  11. Flávio e Paulo,

    Essa viagem realmente é fantástica!
    Só de ler seus registros fico revivendo cada um dos mais de 11 mil km que rodei nessa região no início de 2009.
    Viajar sobre duas rodas pela Carretera Panamericana é vivenciar uma ótima sensação de liberdade, curtindo as belezas das praias do pacífico e as deliciosas sequências de curvas nas proximidades do deserto.
    O Deserto do Atacama tem seus encantos e suas belezas únicas e inesquecíveis, simplesmente imperdível!
    Curtam muito e aproveitem plenamente a viagem!

    Grande abraço
    Zé Geraldo [atacama2009.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
  12. Querido Flávio, será que da pra ensinar como se arruma grana pra fazer tudo isso, me ensina quem sabe eu vou na próxima.
    Eu estou adorando tudo um beijo grande Rose.

    ResponderExcluir
  13. Bom realmente é uma pena a minha [segunda] mãe
    ter ido embora D:
    ela ia adorar a volta com vc pai ^^
    to adorando o blog, eu li quase tudo hahaha
    =P
    amo vcs ♥

    ResponderExcluir
  14. Nossaaaa... O blog esta maraaa de maisss...To amandooo...Ai da ate voltade de viajar tbm...kkkk..As fotos são maravilhosasssss...Bjinhosss Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Velho Indio!
    Que barato cara, que coragem! Gostaria de ter esta estrutura, este planejamento e coragem para merecer uma viagem desta monta. coisa pra poucos, pra loucos. Parabéns por esta iniciativa, encorajando aos amigos a trilhar esses belos caminhos, nos trazendo notícias fotos e fatos, compartilhando. Deus te guie, a você e seus amigos. Adorei. Boa Viagem.
    Dina

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Sou servidor aposentado do Ministério do Planejamento, motociclista há algumas décadas, em Brasília. Também sou antropólogo e sociólogo por formação; escritor, violeiro e compositor por vocação; e estradeiro por opção. Criei esse blog para compartilhar, com quem demonstre interesse, minhas viagens de moto pelo Brasil e por outros países. Contato pelo email: flaviomcas@gmail.com